Bem-vindo

Neste espaço criado por mim, escreverei o que penso sobre os mais variados assuntos relacionados ao futebol e ao rock 'n' roll! Lembre-se, este é um espaço para eu me expressar, não quero impor minhas opiniões.

sábado, 27 de novembro de 2010

Lendas vivas (e mortas) do futebol.

   Outro assunto que mexe bastante com a cabeça do fanáticos por futebol diz respeito aos grandes jogadores que fizeram e fazem parte da história do futebol. Grandes nomes como Pelé, Maradona, Garrincha, Platini, Puskas, Cruyff, estão sempre presentes nas rodas dos que apreciam o futebol clássico.
   Mais uma vez cito as discussões. Dessa vez, cada um defende um jogador, e tenta utilizar de diversos argumentos para convercer os outros de que tem razão. Exemplo: sempre gostei muito do estilo de jogar de Johan Cruyff, seja no Ajax, no Barcelona, ou na seleção da Holanda. Ele era um jogador completo, jogava em qualquer posição, tinha velocidade, inteligência e controle de bola, e mais do que tudo, sabia marcar gols. O capitão do Carrossel Holandês de 1974 guiava como poucos a bola.
   Até aí tudo bem. Por enquanto. Por que novamente, tem que chegar alguém dizendo que "mas foi a Alemanha que ganhou a copa de 1974", "Beckenbauer era melhor", "de que adianta ter um futebol bonito e não ganhar!?". Ok. O futebol total dessa seleção era realmente muito bonito de se ver. Jogadores polivalentes atuando. Diante do argumento dessas pessoas, que sempre bate de frente com os meus, não tenho muito a dizer. Fazer o que se a Holanda não ganhou da Alemanha. Só por isso o Cruyff não pode ser considerado tão grande como na verdade ele foi? Temos que levar em consideração que sua carreira não se limitou a apenas jogar. Cruyff também foi técnico, e REVOLUCIONOU a maneira de um dos melhores times (se não O melhor time) da atualidade jogar: o Barcelona. Se o Barcelona deve algo à alguém esse alguém é Cruyff. Claro que muitos outro personagens importantíssimos fizeram parte da história desse clube (Ronaldo, Romário, Guardiola, etc), mas Cruyff está entre eles.
   Para concluir, gostaria apenas de dizer que não se deve comparar jogadores da atualidade com os de antigamente, já que as condições de jogo são muito diferentes. Sabe-se por exmplo que Pelé e Maradona foram ídolos de uma Era, e Messi e Cristiano Ronaldo são ídolos de outra. Não compare, não é justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário